BLOGGER TEMPLATES + TUMBLR LAYOUTS + TWITTER BACKGROUNDS

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Séculos de urbanização


O conceito mais primitivo de cidade surgiu na Idade Média com os feudos, onde pessoas se aglomeravam dentro de fortificações com um objetivo em comum: prosperar. Ao longo do tempo, esses conglomerados foram se tornando cada vez mais complexos e dinâmicos, sendo assim impossibilitados de continuar dentro de fronteiras físicas. Nesse ponto surgem os primeiros indícios da urbanização, que a partir daí teve seu crescimento exponencial ao longo de muitos séculos.

Hoje em dia, já podemos perceber o mundo urbano por toda a parte. Seu dinamismo característico está registrado em cada carro que passa pela avenida Paulista na famosa "hora do rush". Sua complexidade pode ser vista em cada mapa do metrô de Nova York ou Londres. Suas infinitas redes de comunicação podem ser facilmente precebidas nas novidades tecnologicas anunciadas diariamente nos jornais e revistas. Sua diversidade de culturas e credos pode ser captada em uma rápida olhada nas diversas mesquitas, igrejas e templos espalhados pela cidade.

É importante lembrar que essa última característica das cidades modernas vem se mostrando um dos principais alicerces de uma cultura que busca incessantemente a tolerância com as diferenças entre povos e raças. Tendo, essa diversidade, o papel de criar as condições necessárias para atingirmos a prosperidade objetivada por nossos antepassados feudais a séculos atrás.



Inspirada na proposta de redação Unicamp - 2004
Link: http://www.elitecampinas.com.br/gabaritos/unicamp/unicamp_04_fase1_ELITE.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário