BLOGGER TEMPLATES + TUMBLR LAYOUTS + TWITTER BACKGROUNDS

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Teorainneacha


Antes que vocês achem que eu coloquei letras aleatórias no título desse post, eu vou explicá-lo.

Teorainneacha é uma palavra irlandesa que significa fronteiras. A idéia de escrever sobre isso surgiu hoje, mais cedo. Eu estava lendo a proposta de redação da FUVEST 2009 que fala sobre fronteiras. Na proposta ele fala sobre os vários tipos de fronteira (geográfica, política, cultural, religiosa, científica) e pede para que se escolha uma ou mais para o desenvolvimento de uma dissertação.



Após pensar por alguns minutos, eu decidi falar sobre fronteiras geográficas. Ao pensar em um modo de exemplificar a existências dessas fronteiras eu escolhi falar sobre a questão Irlandesa. Para quem não sabe, a Irlanda do Norte procura a muito tempo se separar do Reino Unido para se anexar à Irlanda. Mas, pensando melhor nessa questão eu percebi que não há como citar somente um tipo de fronteira. A questão Irlandesa não envolve somente problemas territoriais. Ao pensarmos na sua origem vemos que há uma fronteira religiosa entre os ingleses e os irlandeses que vivem nessa região. Afinal, os ingleses (protestantes) não toleram a religião dos irlandeses (católicos). Ao irmos mais fundo nessa questão podemos reconhecer fronteiras políticas. Os Irlandeses, minoria no território bretão, não têm a chance de ingressar na vida política do Reino Unido. Por último, podemos pensar no IRA, um grupo extremista que para lutar por esses direitos passou, intoleravelmente, pela fronteira da racionalidade e começou a praticar atos terroristas contra os outros países do Reino Unido.



Depois de toda essa reflexão eu cheguei à conclusão de que a proposta de texto da FUVEST era idiota..., mas eu fiz de tudo pra tirar isso da minha mente e me concentrei novamente . Como a proposta falou que era possível escolher mais de um tipo de fronteira, eu acabei pondo todo esse raciocínio de uma forma organizada no papel e enfatizando no último parágrafo o fato de que era importante manter algumas fronteiras para que coisas como os ataques terroristas do IRA não acontecessem.



Foi difícil, mas eu consegui fazer um bom texto: colocando todas as minhas idéias sem fugir do tema central. Afinal, se fosse fácil qualquer um faria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário