BLOGGER TEMPLATES + TUMBLR LAYOUTS + TWITTER BACKGROUNDS

segunda-feira, 12 de julho de 2010

30 anos sem Vinicius de Moraes


Sexta feira, 9 de julho de 2010, foi feriado em São Paulo devido à comemoração pela Revolução Constitucionalista de 1932. Porém, este não foi o único fato marcante lembrado neste dia. Em 9 de julho de 1980, a 30 anos atrás, nos deixava um dos maiores poetas e compositores musicais de toda a história brasileira: Vinicius de Moraes, também chamado carinhosamente por seus amigos de 'Poetinha'.
Essa incrível mente morreu aos 67 anos nos deixando obras literárias e músicais como o famoso poema " Soneto de Separação" e a mundialmente conhecida "Garota de Ipanema". Em sua vasta obra, Vinicius declarou o seu amor pelos diferentes tipos de mulheres. Essa característica também se refletiu na sua vida, durante a qual se casou por nove vezes, e sempre viveu cada casamento como se fosse o último.

Biografia


Formou-se em Direito, mas não exerceu a advocacia. Trabalhou como redator, foi crítico de cinema durante algum tempo (combateu o cinema falado), e foi até censor cinematográfico.
Em 1943 ingressou na carreira diplomática. Serviu em Los Angeles e em Paris, onde era mais encontrado nos bistrôs (em que tomava bons vinhos) do que na embaixada onde dava expediente. Nesse tempo nasceu o apelido carinhoso, Poetinha.
Apesar de notória aversão ao trabalho burocrático, exerceu o ofício até ser aposentado, compulsoriamente, pelo AI-5, em 1968. Ao perder o emprego, porém, já se dedicava para a Música Popular Brasileira. Participou do surgimento da bossa nova e era o autor de clássicos como a Canção do Amor Demais, A mulher que passa e Eu sei que vou te amar.

Curiosidade


Um fato curioso ocorreu no dia de sua aposentadoria como diplomata.
Vinicius encontrava-se em Portugal onde realizava um concerto. Após este espetáculo, estudantes salazaristas estavam aglomerados na porta do teatro para protestar contra o poeta. Avisado disto e aconselhado a se retirar pelos fundos do teatro, o poeta preferiu enfrentar os protestos e, parando diante dos manifestantes, começou a declamar "Poética I". Então, um dos jovens tirou a capa do seu traje acadêmico e a colocou no chão para que Vinicius pudesse passar sobre ela — ato imitado pelos outros estudantes e que, em Portugal, é uma forma tradicional de homenagem acadêmica.




Poética I

De manhã escureço
De dia tardo
De tarde anoiteço
De noite ardo.

A oeste a morte
Contra quem vivo
Do sul cativo
O este é meu norte.

Outros que contem
Passo por passo:
Eu morro ontem

Nasço amanhã
Ando onde há espaço:
– Meu tempo é quando.



Repercussão


Por causa de sua importância tanto no cenário artístico como em sua vida pessoal, sua morte teve uma repercussão de âmbito internacional. Temos aqui alguns dos depoimentos de amigos e admiradores de Vinicius logo após sua morte:


"Ele era perfeito, senhor absoluto de sua arte e soube interpretar, de maneira fina, o sentimento do seu povo", falou ao Estado o também poeta Carlos Drummond de Andrade.
"Eu o conhecida há quase 50 anos. Era como se fosse meu irmão mais moço. Vinícius ocupa um papel enorme na poesia e na música popular", destacou o historiador Sérgio Buarque de Hollanda.
O escritor Antonio Callado lamentou, "estou bastante chocado, pois há pouco mais de um mês estive com ele e pareceu-me bem de saúde".
Sua musa Heloísa (Helô Pinheiro), a moça que inspirou Garota de Ipanema, a mais conhecida de suas composições, foi ao enterro e declarou à reportagem "A música silenciou. Ele representava o amor e o carinho, tudo o que uma pessoa pode ter de bom".


Descoberta


Mesmo depois de tantos anos, Vinicius ainda nos surpreende. O herdeiro de Lúcia Proença, ex-mulher do poeta, entregou a duas de suas irmãs manuscritos de uma música inédita do Poetinha. Intitulada "Silêncio", a música contêm versos como estes: "É o amor que te fala / É o amor que se cala / E que despetala / A flor do silêncio". A canção foi entregue a um dos parceiros de Vinicius, Edu Lobo, que se comprometeu a terminá-la.




Não se esqueçam de que um dos livros da lista da Fuvest é Antologia Poética, de Vinicius de Moraes; e como este ano fazem 30 anos de sua morte, têm grandes chances dele ser BEM cobrado na prova.


E eu acabo esse post deixando uma foto de Vinicius de Moraes (centro) com dois de seus melhores amigos e parceiros profissionais: Chico Buarque de Hollanda (esquerda) e Toquinho (direita).

2 comentários:

  1. Adorei o post sobre Vinicius, aainda hoje estava vendo o DVD sobre Vinicius de Moraes, mas que dia 09 completou-se 30anos sem o poeta não sabia .
    Ele era o cara , teve uma vida emcionante e nos deixou belas palavras. Adoruh.

    No DVD tem um depoimento de uma mulher que diz que quando Vinicius entrava no bar, se não me engano no Antonio's, todos cantavam: "se eu tivesse , se eu tivesse muitos vicíos, o meu nome , o meu nome era Vinicius... Se esses vicios fossem muito imorais, eu seria Vinicius de Moraes" rsrsr bacana neh .

    Gostei do blog
    bjus

    ResponderExcluir
  2. olá, você conhece alguém que tenha fotos da antiga Rua Montenegro, 153 onde funcionava o Pizzaiolo? Obrigado!
    daniel@meuperfil.com.br

    ResponderExcluir