BLOGGER TEMPLATES + TUMBLR LAYOUTS + TWITTER BACKGROUNDS

quarta-feira, 7 de julho de 2010

A face de um político

Hoje eu acordei mais ou menos umas oito horas da manhã e fui ao banheiro lavar o meu rosto. Enquanto estava praticando esse ato tão rotineiro na minha vida, comecei a pensar em como um político poderia se ver nessa situação. E começei a imaginar uma história mais ou menos assim:

São oito horas da manhã e um dispertador toca, acordando mais um político brasileiro. Ele levanta da cama ainda ensonado e vai ao banheiro, como todos os dias, para lavar seu rosto. Após tirar de sua face todo o cansaço de uma noite mal dormida, ele se olha no espelho. Mas uma coisa muito estranha acontece: ele não consegue reconhecer aquela pessoa refletida.
Depois de alguns minutos olhando para aquela imagem estranha, ele tenta se lembrar de seu rosto quando jovem. Era um rosto idealista, um rosto que não se contentava com o que via ao seu redor. Mas, ao avançar no tempo, o nosso político vê que ele foi mudando aos poucos. E ele se lembra que aquele rosto jovem foi sendo seduzido por uma corrupção tão envolvente que nem o mais nobre dos homens conseguiria resistir. Ao olhar novamente para o espelho o político reconhece a imagem refletida: uma face coberta de mentiras e que havia sido enganada pela própria cobiça.
Depois de algum tempo de contemplação ele percebe que não conseguirá mudar aquele rosto, pois em cada ruga e em cada orifício já se pode ver impregnada a mentira e a ambição desmedida. Então ele tira a camisa que está vestindo e cobre o espelho.
Com muita dificuldade ele vai se arrumar para mais um dia em um trabalho que lhe dá dinheiro, propriedades e muitos outros bens materiais, mas que não lhe dá o mais importante: dignidade.

Um comentário:

  1. Quem dera! Bem que todo político poderia ter uma crise de consciência dessas, nossa situação estaria bem melhor!
    Parabéns pelo blog, Amanda! Textos muito bem estruturados, coerentes e inteligentes!
    beijos!

    ResponderExcluir