BLOGGER TEMPLATES + TUMBLR LAYOUTS + TWITTER BACKGROUNDS

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Rebeldes sem causa


A rebeldia sempre foi relacionada aos movimentos juvenis e às inovações no jeito de pensar e de agir que esses movimentos propõem. Em cada comunidade essa rebeldia fez uma marca diferente, ajudando-as a formar sua identidade cultural. Mas, e hoje em dia. Onde estão os rebeldes dos tempos modernos?

Ao procurarmos os rebeldes do século XXI nos deparamos com bandas denominadas EMOs (Cine, Restart, NxZero, entre outras) ou com meninos conhecidos como Colírios da Caprícho (desculpe, eu não sei o nome de nenhum deles - para mim são todos iguais). Mas, dês de quando usar franjas nos olhos, calças coloridas e cantar músicas "melosas" é considerado rebeldia? Dês de quando posar para a capa de uma revista sem camisa é rebeldia?

Muitos podem dizer que hoje em dia não há mais pelo que reivindicar. Não estamos em uma guerra mundial, não estamos sendo governados por um ditador, nem estamos vivendo o apharteid. Porém, temos outros problemas tão graves quanto esses vividos por nossos pais e avós. A guerra de hoje não é mundial, é uma guerra diária contra a violência urbana presente não só nas grandes metrópoles, como nas pequenas cidades interioranas. O governo de hoje não é ditatorial, mas é tão corrupto quanto ele. O apartheid se foi, mas o preconceito racial ainda reina entre nós.

A nossa rebeldia deveria estar fincada nessas injustiças, e não em futilidades momentâneas. Pois não existem rebeldes sem causa. As causas nos rodeiam, basta termos coragem para enfrentá-las e combatê-las com nossos punhos juvenis e nossas mentes idealistas. Só assim conseguiremos transformar um mundo fútil em um mundo útil.

3 comentários:

  1. Adorei o texto!!! mto bom msm, já está na hora das pessoas abrirem os olhos para lutarem pelas milhares de causas q temos, e não se preocupar com a capa do colirio da capricho e a estreia do novo filme de crepusculo! mto bem escrito,adorei Mandy =)
    Beijos, Sté.

    ResponderExcluir
  2. adorei o modo como você citou essa situação,parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  3. Oi Mandy!
    Sou a amiga da Stephanie, a Grace, que escreve com ela o blog Back to 80's. Vi um comentário seu no novo blog dela e como sou um pouco curiosa, vim parar aqui.
    Adorei o blog e a forma como escreve. E adorei também esse texto, que aliás é praticamente a minha visão sobre a rebeldia atual. Eu sou fã assumida do movimento punk, da anarquia, e acho que a geração de hoje não tem nada de rebelde, é um bando de mimados querendo tocar rock (rock? eu nem chamaria aquilo de música, mas enfim) e chamar a atenção de outros jovens tão mimados quanto eles.
    Enfim, tá de parabéns e acho que deve levar o projeto de um novo blog pra frente.
    Beijos, Grace.
    ps: desculpe, mas me empolguei e escrevi demais rs

    ResponderExcluir