BLOGGER TEMPLATES + TUMBLR LAYOUTS + TWITTER BACKGROUNDS

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A nossa democracia

A democracia teve suas primeiras manifestações em Atenas, onde os intelectuais da época discutiam os problemas da cidade e achavam soluções de forma "democrática" nas Àgoras. Porém, essa "democracia" de Atenas não era a mesma dos dias atuais. Para que chegássemos a esse ponto de evolução a população teve que lutar. Passando por movimentos como o feminista e as "Diretas Já" adiquirimos direitos como o voto feminino e direto.

Todos esses movimentos reivindicaram o direito ao voto: o mais importante instrumento da população dentro do cenário político. O voto é fundamental para que a população se sinta mais ativa dentro da sociedade e possa realmente desenvolver um sentimento nacionalista.

Ao longo da história pudemos perceber que em muitos jovens esse sentimento nacionalista se fundiu com a rebeldia e a irreverencia tipicamente observadas nessa fase da vida e originou as mais marcantes manifestações pelos direitos políticos, como a Revolução Constitucionalista de 1932 feita na cidade de São Paulo. Nessa revolução ocorrida durante o governo Vargas, um grupo de jovens morreu protestando contra a intolerável falta de constituição no nosso país. Esse fato deu força a outros jovens que não se intimidaram e criaram o movimento conhecido como MMDC. Com as iniciais dos jovens cruelmente assassinadoscomo grito de guerra, a população foi as ruas e exigiu a promulgação de uma nova constituição. O movimento foi violentamente reprimido, porém a nova constituição foi feita, mostrando que o jovem também tem o poder de opinar dentro da política e de mudar o modo como ela é feita.




Contudo, não podemos esquecer de que o voto só é um instrumento forte nas mãos dos que sabem utilizá-lo. É preciso votar conscientemente e cobrar de todos os eleitos que suas promessas sejam cumpridas. É preciso honrar toda a luta de nossos antepassados e não deixar de lembrar que a democracia não é feita somente pelos políticos, mas por toda a sociedade.
Inspirado na proposta de redação do ENEM 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário