BLOGGER TEMPLATES + TUMBLR LAYOUTS + TWITTER BACKGROUNDS

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

África


A África é considerada o continente mais pobre e que tem o maior número de conflitos nos dias de hoje. E, ao contrário das guerras que estudamos na escola, esses conflitos são recentes e muito noticiados nos jornais e revistas distribuidos por todo o país.

Podemos ver um exemplo disso na notícia publicada em 18 de agosto de 2010, que dizia: "Três indianos da Missão de Estabilização da ONU na República Democrática do Congo (MONUSCO) foram mortos na noite de terça-feira por alegados rebeldes em Kirumba (leste, província do Kivu Norte), anunciou hoje o exército congolês.". A origem do problema na República Democrática do Congo (RDC) está em 1908, quando ela se tornou independente da Bélgica. Foi nessa época em que o conflito entre as tribos hutu e tutsi começou. Juntamente com esse conflito começaram a crueldade, a exploração sexual de mulheres e crianças, a fome e a miséria no país. Esse conflito foi agravado com a fuga de milhares de hutus de Ruanda para a RDC por causa do genocídio que estava sendo promovido pelos tutsis ruandenses em 1994. Esse conflito que já se tornou o segundo maior da história em número de mortos, perdendo apenas para a 2ª Guerra Mundial, exemplifica uma das causas das guerras na África: a divisão arbitrária dos territórios entre os colonizadores, separando algumas tribos amigas e juntando outras que são inimigas a séculos.

Porém os problemas na África não afetam somente o continente. Alguns deles afetam os países desenvolvidos também, e para resolver ESSES problemas não são poupados esforços. Um exemplo disso é o combate à crescente pirataria na Somália, país conhecido como o Chifre da África. Os piratas somális atuam principalmente no Golfo do Aden, região próxima ao Mar Vermelho por onde passam muitos navios carregados de petróleo e outras mercadorias muito valiosas. Esses piratas, com a ajuda de GPS's e outras tecnologias, localizam e sequestram navios que estejam passando perto ou dentro das águas somális e depois pedem resgates milhonarios para libertarem os reféns e devolverem a mercadoria. Como esse assunto afeta diretamente países como EUA, Rússia e Inglaterra foi criada pela OTAN uma frente de combate contra esses criminosos. Esses países deslocaram armamento pesado e navios de última geração para tentar acabar com os, cada vez mais frequentes, sequestros.

Avaliando todo esse cenário podemos perceber que a pobreza e os conflitos na África foram provocados principalmente pelos países ricos que, desde a colonização, negligenciam a cultura e o povo africano tentando tirar o direito deles escolherem os rumos de suas nações. Com isso, podemos concluir que, se não for criada uma consciência mundial sobre a importância da preservação da cultura africana, o continente vai continuar esquecido. É preciso que os outros continentes ajudem a África a resolver seus problemas não somente por interesses econômicos, mas também por compaixão, solidariedade e, principalmente, irmandade entre as nações. Pois afinal, ao tirarmos as fronteiras feitas pelo homem, vivemos todos no mesmo território: o planeta Terra.